Pesquisar
Assine Nossa Newsletter
Assinando nossa newsletter você recebe nossas novidades e notícias diretamente em seu e-mail.
Entre em Contato
-
Últimas Novidades
Os acidentes ambientais relacionados com derramamento de óleo no mar ou em terra possuem um caráter específico, onde as medidas de controle e monitoramento devem ser tomadas no menor tempo possível, a fim de minimizar os impactos ambientais.
Nesta linha de serviços, a D2L atuou diretamente em dois dos principais acidentes de derramamento de óleo na costa brasileira, coordenando as primeiras atividades de avaliação dos impactos, além da atuação no monitoramento de acidentes on shore, sendo:
– Coordenação da campanha de monitoramento ambiental de vazamento de óleo na Bacia de Campos em 2011, onde foram coletadas amostras de água em 29 pontos de coleta e em 7 profundidades em cada pontos para realização de análises químicas ao longo das Bacias do Espírito Santo (extremo sul), Campos e Santos (extremo norte).
– Avaliação das alterações no meio ambiente devido o derramamento de óleo na Baía da Ilha Grande em 2011. Neste projeto foram avaliados os parâmetros químicos e físico-químicos na água superficial, avaliação da comunidade planctônica (fito- e zooplâncton) e avaliação dos costões rochosos com mergulho autônomo. Como o derramamento ocorreu em área de intenso hidrodinamismo, a definição da malha amostral contou com auxílio dos resultados obtidos na modelagem matemática de dispersão de óleo, sendo coletadas amostras de água e plâncton em 10 pontos e realizado censo visual de costões rochosos em 11 pontos.
– Em 2018, após furto e vazamento de combustível, foi realizado monitoramento de qualidade da água, com realização de oito campanhas de coleta de dados de parâmetros físicos e químicos na água e no sedimento. Neste estudo foram coletadas amostras em 10 pontos nos rios Iguaçu e seus tributários, nos municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
– Realização de coleta em duas áreas afetadas por derramamento de óleo on shore nos municípios de Rio das Flores e Duque de Caxias, ambos no estado do Rio de Janeiro em 2020, com coleta de água e sedimento em 8 pontos de coleta.
Coleta de água para medição de hidrocarbonetos
Transecto para avaliação dos costões rochosos
Foto subaquática para avaliação da região infralitoral do costão rochoso.
Assinando nossa newsletter você recebe nossas novidades e notícias diretamente em seu e-mail.
Telefones de Contato: (21) 99578-9132
e-mail: contato@d2l.com.br
Assinando nossa newsletter você recebe nossas novidades e notícias diretamente em seu e-mail.